A MULHER

 
 A MULHER!
 
A mulher é um símbolo de luta constante.  Ao longo do tempo, sempre esteve à margem da história e sob o jugo do homem. Até livros religiosos como a bíblia relatam essa mordaça que acompanhou a mulher  no desenrolar de sua existência.
As discriminações aconteciam por diversos modos: como serem serviçais sem nada receberem pelo seu trabalho; receber valores considerados insuficientes para se manterem, e tantas outras formas.. Chegou-se ao ponto de mulheres serem queimadas vivas em uma fábrica na qual trabalhavam na cidade de Nova Iorque, depois de  reivindicarem, em manifestações,   melhores condições de trabalho e de salários.
Porém, a mulher foi à luta. Em 8 de março de 1910, na Dinamarca, aconteceu uma conferência feminina onde foram discutidos assuntos de interesse da  mulher e, nessa ocasião, foi escolhida a data internacional do dia da mulher em solidariedade àquelas mulheres que morreram carbonizadas em defesa dos interesses da classe feminina.
No Brasil, em 1932, no governo de Getúlio Vargas, a mulher brasileira adquiriu os mesmos direitos trabalhista que tinham os homens à época. Conquistaram o direito de votar e de serem votadas para cargos políticos do executivo e do legislativo.
Há bem pouco tempo, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como fruto da luta pelos direitos da mulher brasileira, garantindo que um bom tratamento seja dispensado à mulher no seio de sua casa, não permitindo espancamentos e outros maus tratos, coisa que ainda, infelizmente vem acontecendo em nosso país onde mulheres ainda são assassinadas por motivos torpes.
Guerreira pelos seus direitos, a mulher continua em sua luta para conquistar novos espaços e garantir, definitivamente, que o preconceito e as discriminações sejam apagadas de suas vidas, vidas que embelezam a natureza com graça, vigor e trabalho.
Parabéns a todas as mulheres, em especial as brasileiras.
 
João Coutinho de Amorim
10/05/2012

Comentários